GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre o escoamento superficial nas bacias hidrográficas.

 

Os fatores que influenciam no escoamento superficial podem ser de naturezas climática (ou agroclimática) ou fisiográfica. Os fatores agroclimáticos que influenciam no escoamento superficial abrangem:

 

I) Tipo de solo e topografia.

II) Cobertura e condições de uso do solo.

III) Quantidade, intensidade e duração da precipitação.

IV) Evapotranspiração.

V) Rede de drenagem.

 

São conclusões corretas as assertivas:

 


III, IV e V.


II, III e V.


II, III e IV. 


I, III e IV.


I, IV e V.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre qualidade e legislação das águas.

 

A Lei Nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), conhecida como Lei das Águas, e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). A Lei da Águas, como é chamada, faz uso de algumas expressões que são destacadas a seguir:

 

1) Usuário pagador

2) Poluidor-pagador

3) Poluidor-usuário-pagador

 

Suas características estão nas frases abaixo: 

 

a - O primeiro que produzir ou consumir produtos e serviços que utilizem recursos naturais, arcando com os custos de prevenção dos riscos, bem como de reparação, recuperação, compensação e indenização para os casos de danos.

b - Quem polui deve arcar com o ônus da reparação, visando o retorno e favorecimento da coletividade por parte de quem deu causa a um dano ambiental, podendo ser um ou vários entes, públicos ou privados.

c - Todo aquele que fizer uso da água e que deve, portanto, contrapartida remuneratória pela outorga do direito de uso de um recurso natural, o que não deve ser confundido com pagamento pelo tratamento e distribuição de água.

 

A correlação correta entre as sentenças é:

 


1-b; 2-a; 3-c.


1-c; 2-b; 3-a.


1-b; 2-c; 3-a.


1-a; 2-c; 3-b.


1-a; 2-b; 3-c.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre o ciclo das águas.

 

A água disponível nem sempre esteve na Terra nas condições e disponibilidade atuais. Houve períodos de congelamento e descongelamento, diversidade quanto ao clima e vegetação, menor exploração humana do recurso. Atualmente,

 

“A água doce necessária ao abastecimento da população humana e demais seres vivos é limitada na natureza, e permanece sempre disponível graças ao ciclo hidrológico. Dos 100% de água livre e circulante pelo ciclo hidrológico, 97,5% correspondem a água salgada (do mar), e dos 2,5% de água doce que restam, em torno de 1,7% está preso nas calotas polares, e apenas aproximadamente 0,7 % é que está disponível para o abastecimento humano como água doce dos rios, lagos de água doce e mananciais hídricos subterrâneos (lençóis freáticos e artesianos).”  

(http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/dados-da-atuacao/projetos/qualidade-da-agua/boletim-das-aguas/edicao-2015/as-secas-e-enchentes-e-sua-estreita-relacao-com-a-degradacao-das-bacias-hidrograficas)

 

A água pode ser encontrada em seus três estados físicos, graças à história, posição e movimentos da Terra no Sistema Solar e às condições climáticas do planeta.

 

Com base no assunto exposto, é correto afirmar que:

 

I) Há milhares de anos, no início da história da Terra, toda a água existente se encontrava congelada, até que, em função da rotação do planeta, tudo começou a ser aquecido, surgindo a água líquida. 

 

II) O ciclo hidrológico opera em função das calotas polares, que geram a energia inicial, capaz de movimentar a água em seus estados físicos, graças aos ventos originados nas elevadas latitudes do globo.

 

III) As mudanças de estado físico da água influenciam os processos biogeoquímicos nos ecossistemas terrestres e aquáticos: nutrem as florestas, mantém a produção agrícola e a biodiversidade.

 

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

 


II e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e III, apenas.


III, apenas.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre caracterização dos recursos hídricos superficiais e previsão de eventos extremos.

 

Segundo a Agência Nacional de águas (ANA), “bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água, em geral, convergem para uma única foz, localizada no ponto mais baixo da região”. (www.ana.gov.br).

 

Sobre o processo de individualizar uma bacia hidrográfica é correto afirmar que:

 


Com base em um mapa topográfico verifica-se os limites inferiores do terreno, pois, a origem das bacias se dá pelas nascentes ali localizadas.


Por meio de dados de fotografias aéreas verifica-se as unidades geológicas, pois seus limites coincidem com os divisores de águas das bacias.


É realizado sobre uma planta da região, com altimetria adequada, procurando traçar a linha que separa a bacia considerada das contíguas.


É realizado um estudo sobre as águas subterrâneas, com base em imagens de satélites, pois, as bacias correspondem aos corpos hídricos subterrâneos.


A partir de um mapa político localiza-se os rios mais próximos às fronteiras estaduais, pois, as bacias são delimitadas conforme as unidades federativas.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre a importância e aplicações da hidrologia no manejo ambiental.

 

Gerir ou administrar a água é uma dinâmica que pode ser traduzida como a atividade de planejar e desenvolver estratégias visando os cuidados e uso, além da distribuição mais equânime dos recursos hídricos. Podemos dizer que a gestão hídrica é importante para a sociedade, já que:

 

I) Sua principal preocupação é a proteção do solo contra impactos gerados pelo uso excessivo e inadequado do mesmo.

 

II) Se concentra, exclusivamente, na realização de atividades educativas que visem a conscientização acerca do uso da água.  

 

III) Regulariza o uso, controla e protege os recursos hídricos, conforme a legislação e as normas pertinentes.

 

IV) Objetiva promover a recuperação e a preservação da qualidade e quantidade de água das bacias hidrográficas.

 

V) Atua também na recuperação e preservação de nascentes, mananciais e cursos d’água em áreas urbanas.

 

Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas:

 


I, IV e V.


I, II e IV.


III, IV e V.


I, II e III.


I, III e IV.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre qualidade e legislação das águas.

 

A Agência Nacional das Águas (ANA), instalada em dezembro de 2000, integra o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). A ANA é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e sua criação representa um marco para a regulamentação do uso das águas no Brasil. São consideradas responsabilidade e atribuições da ANA:

 

I) Os rios que correm dentro de um estado, sem marcar divisas fronteiriças entre unidades federativas.

II) Planejar e promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de secas e inundações.

III) Implantar o Sistema Nacional de Informações sobre os Recursos Hídricos.

IV) Fomentar a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão dos recursos hídricos.

V) Integrar a matriz energética brasileira, potencializando a conexão entre as diversas fontes alternativas.

 

Estão corretas as assertivas:

 


II, III e IV. 


I, II e III. 


I, III e V. 


III, IV e V.


I, IV e V.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre qualidade e legislação das águas.

 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) classifica as águas doces, salobras e salinas, em uma classe especial e até outras 4 classes, segundo suas condições de uso. Elas são categorizadas conforme padrões de qualidade pré-estabelecidos para as características físicas e químicas da água. Observe na imagem:

 

Figura 1: Classes de enquadramento e respectivos usos e qualidade da água. 

Fonte: Agência Nacional de Águas – ANA.

 

 

Considerando as águas doces é correto afirmar que a classe 4 pode ser destinada:

 

 


À recreação de contato primário e irrigação de hortaliças que se desenvolvem rentes ao solo.


À aquicultura e à atividade da pesca.


Ao abastecimento doméstico e à preservação do equilíbrio das comunidades aquáticas.


À navegação e à harmonia paisagística.


À recreação de contato secundário e à dessedentação de animais.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre distribuição e demanda de água no Brasil e no mundo e os aquíferos.

 

O maior aquífero do mundo se localiza, inteiramente, no Brasil. Trata-se de uma riqueza estratégica e, como tal, exige dos gestores e usuários muita responsabilidade na exploração e consumo de água:

“Debaixo da terra existem lagos gigantes, de água potável, chamados aquíferos. Até agora, o maior do planeta era o Guarani, que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Mas, um grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior”.

(Fonte: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias-antigas/aquafero-alter-do-chapso-a-c-o-maior-reservata3rio.2019-03-15.3692202018>, acesso em Mai. 2019).

 

Podemos definir aquífero como:

 


Reservatório d’água natural, subterrâneo, que ocorre exclusivamente em rochas metamórficas. Em razão da baixa porosidade e permeabilidade dessa rocha, a quantidade de águas represadas é estável, ou seja, não há reabastecimento.


Uma formação geológica capaz de armazenar água e não mais transmiti-la, ou seja, trata-se de um reservatório de capitação, onde a água é incapaz de circular, tornando-se inacessível à exploração humana.


Todo reservatório de água cujas características físico-químicas são consideradas especialmente benéficas à saúde. Sua armazenagem se dá em solos arenosos, confinados entre duas camadas de rochas impermeáveis.


Reservas de água potável que apresentam temperaturas relativamente altas, elevada concentração de matéria orgânica dissolvida, derivada de decomposição, e elevada turbação, em razão do número de algas e bactérias.


Uma formação geológica capaz de armazenar água em seus espaços vazios e transmiti-la, possibilitando seu aproveitamento econômico, bem como sua circulação, segundo a permeabilidade e coeficiente de armazenamento.  

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre distribuição e demanda de água no Brasil e no mundo e os aquíferos.

 

Pode-se considerar que há três tipos de águas: minerais,  conforme a composição; superficiais e subterrâneas, conforme a localização. As águas minerais são caracterizadas por sua composição química ou propriedades físicas diferenciadas, que lhe conferem ação medicamentosa. Considerando os três tipos: 

 

I) Toda água natural é benéfica à saúde, porém, as águas minerais são mais ricas, pela concentração de sais retirados das rochas e sedimentos.

II) As águas subterrâneas são aquelas que ocorrem abaixo da superfície da terra, preenchendo poros vazios das rochas sedimentares.

III) Em geral, as águas subterrâneas são mais poluídas do que a águas superficiais, em função dos agrotóxicos carreados das lavouras.  

IV) Em comparação com as superficiais, as águas subterrâneas estão mais protegidas da contaminação, pelo solo e cobertura rochosa.

V) As águas minerais são consideradas medicinais apenas para banhos, pois, seus gases e sais são tóxicos para ingestão humana.

 

Estão corretas as assertivas:

 


III, IV e V.


I, III e IV.


I, II e IV.


I, II e III.


I, IV e V.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre distribuição e demanda de água no Brasil e no mundo e os aquíferos.

 

Os seres humanos utilizam água para diversas finalidades. Ela é necessária em afazeres domésticos e públicos, na navegação, agricultura, comércio, indústria, mineração, turismo, etc. Acerca do uso da água nos diversos setores da economia pode-se afirmar que:

 

I) Para produzir o alimento de um dia para uma pessoa são necessários de 2 a 5 mil litros de água, ou seja, a agropecuária consome muito do recurso.

II) O setor industrial é o que consome a maior quantidade de água no Brasil, pois, a geração de eletricidade demanda muito do recurso.

III) Quando se refere ao consumo doméstico de água fala-se de ingestão direta, higiene pessoal, descargas sanitárias, limpezas, preparo de alimentos, etc.

IV) No consumo doméstico, o preparo dos alimentos demanda quase todo o investimento de água, enquanto a higiene e limpeza demandam pouquíssimo do recurso.

V) No mundo inteiro a agropecuária é o ramo que consome mais água, tanto para a irrigação de plantações quanto para a criação de animais.

 

Estão corretas as assertivas:

 


I, IV e V.


I, II e III.


I, III e IV.


III, IV e V.


I, III e V.

Páginas: 1234